RCCTE

DL 80/2006 de 4 Abril
gráfico
Data/Hora: 05 Set 2010 18:27

Todos os horários são GMT [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Edificio existente - Cobertura Laje horizontal em terraço
MensagemEnviado: 08 Maio 2010 13:36 

Registado: 27 Jun 2009 11:39
Sou arquitecto e estou a seguir a formação para P.Q., mas ainda não fiz o exame final Adene para RCCTE.
Necessitei portanto de recorrer a um P.Q. para obter o Certificado energético do apartamento onde vivo, por motivo de venda.
O P.Q. não gastou mais de 1h na sua visita ao apartamento.
Trata-se de um apartamento situado no último piso, com licença de habitabilidade de 1972, tendo uma cobertura em terraço visitável até 1990, que por motivos de renovação decidimos adicionar uma cobertura inclinada em fibrocimento, e um novo sistema de evacuação de águas pluviais. Aproveitei a oportunidade para adicionar à área por cima da minha fração 40mm de EPS pousada em cima da laje original. Isto passou-se à uns 20 anos atrás e obviamente que não tenho comigo nenhuma "prova irrefutável" de que o EPS lá está, nem fiz disso uma questão importante, pois conheço as regras do jogo da Adene.
A laje de cobertura tem 30 cm de espessura e é uma laje aligeirada.
O P.Q. apresenta um certificado final no qual aparece como descrição da cobertura, a de uma laje aligeirada visitável e posteriormente coberta com fibrocimento, e atribui-lhe um U=3.4 , afirmando que sofreu uma majoração de 35% para compensação das pontes térmicas planas, o que pressupôe um U original de 2.51 para uma laje com estas caracteristicas.
Depois de ter analisado todas as tabelas do ITE50, nota técnica NT SCE-01, o Despacho 11020/2009 e comprado e lido o livro - Método de Cálculo Simplificado para a Certificação Energética no âmbito do RCCTE confesso que não consigo encontrar como e onde este P.Q. tirou este valor absurdo de U=3.4 para uma laje aligeirada.
Gostaria que me dessem alguma pista para eu entender este valor.

Obrigado

Assunto da Mensagem: Re: Edificio existente - Cobertura Laje horizontal em terraço
MensagemEnviado: 09 Maio 2010 00:45 

Registado: 24 Jun 2009 17:11
sribas Escreveu:
Sou arquitecto e estou a seguir a formação para P.Q., mas ainda não fiz o exame final Adene para RCCTE.
Necessitei portanto de recorrer a um P.Q. para obter o Certificado energético do apartamento onde vivo, por motivo de venda.
O P.Q. não gastou mais de 1h na sua visita ao apartamento.
Trata-se de um apartamento situado no último piso, com licença de habitabilidade de 1972, tendo uma cobertura em terraço visitável até 1990, que por motivos de renovação decidimos adicionar uma cobertura inclinada em fibrocimento, e um novo sistema de evacuação de águas pluviais. Aproveitei a oportunidade para adicionar à área por cima da minha fração 40mm de EPS pousada em cima da laje original. Isto passou-se à uns 20 anos atrás e obviamente que não tenho comigo nenhuma "prova irrefutável" de que o EPS lá está, nem fiz disso uma questão importante, pois conheço as regras do jogo da Adene.
A laje de cobertura tem 30 cm de espessura e é uma laje aligeirada.
O P.Q. apresenta um certificado final no qual aparece como descrição da cobertura, a de uma laje aligeirada visitável e posteriormente coberta com fibrocimento, e atribui-lhe um U=3.4 , afirmando que sofreu uma majoração de 35% para compensação das pontes térmicas planas, o que pressupôe um U original de 2.51 para uma laje com estas caracteristicas.
Depois de ter analisado todas as tabelas do ITE50, nota técnica NT SCE-01, o Despacho 11020/2009 e comprado e lido o livro - Método de Cálculo Simplificado para a Certificação Energética no âmbito do RCCTE confesso que não consigo encontrar como e onde este P.Q. tirou este valor absurdo de U=3.4 para uma laje aligeirada.
Gostaria que me dessem alguma pista para eu entender este valor.

Obrigado

Porque é que não perguntas ao PQ que fez o certificado a razão do valor "absurdo do U" e quais são as pontes térmicas planas que existem na dita cobertura?
Eu não estive no local e não conheço a situação, mas pelo que descreves usaria o Uasc= +/- 2,25 (neste momento não tenho comigo quaisquer tabelas para que possa responder com mais objectividade à tua pergunta).

Coloca aqui no forum o pdf com o certificado. É mais fácil para se comentar.

Assunto da Mensagem: Re: Edificio existente - Cobertura Laje horizontal em terraço
MensagemEnviado: 09 Maio 2010 17:01 

Claro que pus a pergunta ao P.Q. , mas esgotei todas as possibilidades, não foi capaz de me dizer como chegou a esse valor de U=3.4 para a laje aligeirada.
Apenas insistiu no ITE54 e na majoração de 35%...... :shock:
O certificado, esse está em PDF e não é aceite neste forum. Trata-se do documento ADENE_SCE_CE0000031443419

MensagemEnviado: 09 Maio 2010 17:50 

Boas

- É "estranho" no certificado não ter os campos referentes à freguesia e ao artigo matricaial preenchidos! Seráque dá assim tanto trabalho preencher esses campos?

- O relatório síntese que acompanha o certificado tem alguma justificação para o tal valor de U?

- Já agora, a cobertura foi considerada como exterior ou interior?

Cruz

MensagemEnviado: 09 Maio 2010 18:33 

Sim, um outro certificado feito pela Home Energy tinha de facto um relatório da Auditoria onde tinha mais informação acerca dos calculos da certificação.
Pergunto:
o que pode fazer um proprietário do imóvel, para ter o seu certificado energético corrigido, e com a classificação correcta ?

Obrigado

MensagemEnviado: 09 Maio 2010 22:51 

sribas Escreveu:
Sim, um outro certificado feito pela Home Energy tinha de facto um relatório da Auditoria onde tinha mais informação acerca dos calculos da certificação.
Pergunto:
o que pode fazer um proprietário do imóvel, para ter o seu certificado energético corrigido, e com a classificação correcta ?

Obrigado

Se pretende o certificado alterado (partindo do pressuposto o que tem está incorrectp) é pedir a um PQ que faça CE um novo.

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 

Todos os horários são GMT [ DST ]

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: