|
Caros colegas PQ's Tenho recebido diversos mail's de um pretenso colega PQ (não identificado) que supostamente foi notificado pela DGEG para processo de contra-ordenação, estando constituído como arguido, incorrendo numa multa e com direito a defesa. Vem o colega ainda sugerir uma tomada de posição conjunta sobre a forma de actuação da DGEG/ADENE. Constato agora neste fórum algumas tomadas de posição contra a forma de fiscalização por parte da ADENE.
1- Em face disto pergunto aos colegas aqui do fórum se por acaso sabem quais são as causas das notificações que alguns PQ's receberam por parte da DGEG? 2- É que para haver uma tomada de posição conjunta ou individual de cada PQ, acho que temos de saber mais informação, sobre o que aconteceu ou o que está a acontecer (não será necessário o nome do PQ porque isso pouco interessa). Se as notificações forem consequência de erros simples de CE's e/ou DCR's, de facto não me parece razoável, pois a ser assim todos os PQ's irão ser multados. Agora se foram consequência de actos muito graves e conforme é referido nalguns mail's, actos supostamente com dolo, concordo. Actos pouco graves, são discrepâncias em áreas de paredes de envolvente e comprimentos de PTL que não comprometam a classificação e/ou a verificação térmica, discrepância mínima de espessuras de paredes e vãos envidraçados que ainda assim não comprometam a classe e/ou verificação térmica. Considerações distintas de soluções de envolvente em edifícios existentes para idênticas espessuras mas que ainda assim conduzam a classes iguais. E até mesmo erros resultantes de preenchimento pouco graves. Provavelmente todos os cometeram! Actos muito graves, são considerações erradas tomadas para o cálculo por parte do PQ porque não se deslocou à obra e/ou edifício, pensando apenas em ganhar o trabalho através de um preço baixo e efectuou o CE apenas com base em levantamento fotográfico deficiente que foi efectuado por pessoa que não tem competência para tal (não estou a falar dos “levantadores de existentes”). Actos muito graves, quando se emite um CE (com DCR prévia) sem haver uma qualquer forma de fiscalização da obra por parte do PQ, tomando apenas como base informação prestada por parte do dono de obra/empreiteiro ou director técnico da obra (não me venham dizer que a declaração do director técnico é suficiente pois qualquer declaração emitida por este não tem consequência no que concerne ao SCE). Actos muito graves, quando se emitem CE’s com base em informação telefónica do requerente/dono de obra e algumas fotos por ele fornecida que resultarão em erros crassos. Actos muito graves, quando se emitem CE’s de edifícios novos tratando-os como existentes, sabendo de antemão que foi emitido uma DCR prévia (dolo). Actos muito graves, quando se emitem CE’s “à la carte” (dolo)… 3- Ressalvo ainda a minha estranheza de aqui verificar tanta queixa por parte dos PQ’s relativa aos actos de fiscalização mas não fazerem qualquer referência à percentagem mínima de CE’s com DCR previa que emitem, ou será que é apenas comigo e alguns PQ’s que conheço pessoalmente? Qual a percentagem que têm de CE's após DCR por vocês emitida? Aposto que muito baixa. No meu caso concreto e de outros PQ's que conheço pessoalmente, é muito baixa (note-se que falo de DCR’s emitidas para moradias há 1/2 anos que ou estão concluídas ou em fase de construção adiantada com aplicação de isolamentos, etc. sem que haja intervenção de PQ). Acho muito estranho que os colegas tanto se insurjam contra as fiscalizações (o número, os dados que vos são solicitados, a forma, o facto de não terem resultados da mesma, etc.) e não façam aqui eco deste facto, pois para mim, este facto é bem mais importante e poderá de facto colocar todo o SCE em causa. Pois a figura do PQ na minha modesta opinião surge para fiscalizar a construção nova de forma a garantir a aplicação de um regulamento. Os CE’s dos edifícios existentes, são informação ao consumidor, que na maior parte das vezes apenas a tem quando já efectuou a escritura, ou seja, a função do CE não é cumprida.
_________________ Cumprimentos de Ricardo Leão ricardo.leao@engenheiros.pt 919853616 PQ 00572
|